Cuidados a ter

Cuide das suas peças

Aprenda a cuidar e a conservar o seu calçado

Para conservar o seu calçado é fundamental seguir algumas recomendações:

1. Para uma maior durabilidade, os sapatos em pele devem ser usados duas a três vezes por semana. Lembre-se que a pele é um material natural que precisa de “descanso”. Além disso, as peles precisam de hidratação, pelo que recomendamos a utilização de produtos próprios conforme o tipo de pele.

2. Os sapatos precisam de “respirar”. Ao fim do dia de uso os sapatos devem ser deixados em ambiente arejado e seco, nunca numa casa de banho ou cozinha, por exemplo, devido à humidade e odores.

3. Recomenda-se o uso de meias limpas, de preferência de materiais naturais como algodão, o que evita a formação de odores. Sempre que possível, recomenda-se a utilização de palmilhas de látex antibacterianas que não só aumentam o conforto, como poupam o desgaste do interior do sapato e contribui para a higiene do pé.

4.  Evite molhar os seus sapatos, mas caso aconteça deixe-os secar longe de fontes de calor ou de luz solar directa. Coloque folhas de jornal amachucadas ou arroz no interior do sapato para ajudar a absorver a humidade.

5. Para limpar os seus sapatos recorra a produtos próprios, não molhe as peles com água, pois corre o risco de alterar a cor e a textura das peles, danificando o sapato.

6.  Qualquer que seja o tipo de pele, a delicadeza é fundamental, pelo que nunca deve ser esfregada com força.

7. Cada pele tem o seu tipo de cuidado. Conheça as melhores opções para as seguintes peles:

COURO EM GERAL
As graxas e pomadas próprias para couro são a melhor opção para evitar que as peles fiquem ressequidas e para manutenção da cor. Estes cremes podem ser aplicados com esponjas ou flanelas e depois escovados com uma escova própria para calçado.  

CAMURÇA, CROUTE E NOBUCK
Devem ser utilizados sprays impermeabilizantes e próprios para calçados que evitam a absorção de líquidos desde a primeira utilização e ajudam a repelir a sujidade. Estes sprays encontram-se à venda nos grandes supermercados, existem nas versões de cor e na versão incolor. Além dos sprays, está recomendada a utilização de uma escova de calçado que “penteie” este tipo de peles e ainda lhes retira o pó acumulado. O spray deve ser renovado de tempos a tempos.

VERNIZ
Para limpar peles envernizadas utilize apenas flanelas e panos macios, não opte por escovas que podem riscar o verniz.

8. Idealmente e para maior duração, os sapatos devem ser guardados em formas próprias e em locais secos. Quando não é possível, devem ser guardados dentro das caixas, evitando que os sapatos se amontoem junto de outros provocando desgaste nas peles.